A ansiedade é uma reação natural do corpo, mas, no ambiente de trabalho, ela pode atrapalhar o seu desempenho e a execução de tarefas do dia a dia.
Além disso, trabalhar em ritmo muito acelerado por horas seguidas e, muitas vezes, sob pressão constante, pode desencadear a ansiedade, assim como outras doenças como transtorno bipolar, síndrome do pânico e depressão.
Pensando nisso, abaixo listamos algumas medidas que podem ajudar a controlar a ansiedade no trabalho.
- Procure dialogar: não há problema em pedir ajuda quando as atividades diárias forem mais complexas que o comum. Buscar assistência de um colega pode ser uma boa solução.
- Faça pausas: fazer intervalos a cada três horas para tomar um café e lanchar contribuem para aumentar a produtividade e melhorar os níveis de estresse no ambiente de forma geral.
- Organize-se: a falta de organização e planejamento faz com que você se sinta perdido e sem saber o que fazer. Por isso, planeje seu dia da melhor forma.
- Não deixe para última hora: pessoas ansiosas, quanto mais ansiosas e tensas estão, mais dificuldade para se concentrar enfrentam.
- Crie um ambiente acolhedor: isso ajuda a diminuir a tensão que o trabalho pode acarretar.