Desde que passou a ser reconhecida pela OMS como uma doença ocupacional, no início deste ano, a Síndrome de Burnout ganhou mais atenção por parte das empresas e dos colaboradores. Mesmo assim, há muitas dúvidas que ainda pairam sobre o assunto e, por isso, reunimos aqui algumas informações importantes que você precisa saber.
Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, o Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes, que levam à exaustão física e mental. Para se ter uma ideia da dimensão deste problema, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros são afetados por ele atualmente.
Apesar de variarem de pessoa para pessoa, os quadros de Burnout podem ser acompanhados por dores de cabeça, perda do sono, ansiedade, dificuldade de concentração, agressividade, mudanças bruscas de humor e até mesmo depressão a afastamentos do trabalho.
No geral, o Burnout requer o acompanhamento de um terapeuta. Por isso, ao identificar algum desses sinais, o mais indicado é buscar ajuda especializada o quanto antes!
Lembre-se: cuidar da sua saúde mental é fundamental!