Amar e ser amado são necessidades humanas. Porém, há um longo caminho que separa a vontade de estar perto da pessoa amada da dependência afetiva. Vamos entender isso melhor?
A dependência emocional ou afetiva acontece quando uma das partes da relação passa a depender do outro para se sentir bem e seguro ou, então, para realizar determinadas atividades.
Entre os sintomas mais claros desse problema estão a dificuldade para tomar as próprias decisões, o medo de contrariar e perder o outro e, por fim, um constante desconforto quando o parceiro não está por perto.
Como dá para imaginar, esse tipo de dependência traz prejuízos significativos para ambas as partes: para a pessoa dependente, que não consegue exercer autonomia, e para o outro, que tende a se sentir sufocado na relação.
Conseguir definir limites emocionais nos relacionamentos e aprender a valorizar a própria companhia são algumas das formas de evitar que casos como esse aconteçam. Além disso, o autoconhecimento obtido por meio da terapia também pode ajudar!