Embora não seja uma síndrome, de fato, esse termo é popularmente utilizado para se referir ao aumento dos quadros de ansiedade, depressão e estresse que geralmente ocorrem durante os últimos dias de dezembro.
Há muitos motivos por trás deste “fenômeno”…
Para muitas pessoas, o fim do ano é sinônimo de reflexão sobre o que passou e, nem sempre, o saldo final é visto como positivo. Para outras, essa época é a ideal para correr atrás do prejuízo e cumprir com os prazos finais de algum projeto ou trabalho importante.
Há, ainda, aqueles que se sentem apreensivos por ter que encontrar familiares não tão queridos. Ou, também, aqueles que sentem ainda mais profundamente a perda recente de algum ente querido.
Seja de forma isolada ou não, todas essas situações costumam impactar diretamente na saúde mental dos indivíduos. Daí a importância de redobrar os cuidados com esse pilar tão fundamental de nossas vidas conforme o fim do ano se aproxima.
Ao notar sentimentos constantes de angústia, impaciência, insuficiência, tristeza ou ansiedade, não hesite em buscar ajuda. Contar com o apoio de um profissional da área pode ajudá-lo a passar por essa reta final de forma mais leve e agradável!
Estamos à disposição.