Nós já falamos algumas vezes por aqui sobre os benefícios que a terapia é capaz de proporcionar. Mas, hoje, queremos ir além e esclarecer uma dúvida comum: como saber se a terapia realmente está trazendo os resultados esperados?
Bom, antes de responder a questão, é preciso reforçar: é natural que a psicoterapia leve algum tempo até começar a surtir o efeito esperado. Afinal, abandonar hábitos ruins e criar novos hábitos não é algo que acontece da noite para o dia.
A verdade é que todo processo de autoconhecimento é marcado por altos e baixos e é justamente por isso que os resultados podem demorar um pouquinho para aparecer. Mas há alguns sinais que podem indicar que a terapia já está começando a funcionar.
Entre eles, está a maior facilidade em se expressar emocionalmente, a melhora dos quadros de ansiedade e crise de pânico (ou outra questão que o tenha levado a buscar ajuda) e o aumento do bem-estar.
Outra forma de saber se houve uma evolução é pedindo um feedback para o seu próprio terapeuta ou perguntando aos seus amigos e familiares mais próximos se eles notaram alguma mudança significativa no seu comportamento.
Por último, lembre-se que cada processo é único. Portanto, nada de se comparar com a evolução de outras pessoas, ok?