Quem nunca fugiu de um conflito?
No entanto, se fugir de conflitos é uma tática comum no dia a dia por aí, é hora de dar fim a ela.
A verdade é que todo mundo vivencia conflitos diversos, seja em casa, no trabalho, na faculdade ou com os amigos, por exemplo. E muitas vezes a nossa primeira reação é evitar o conflito, para contornar sentimentos de tristeza, raiva ou frustração.
Todavia, essa fuga pode ter consequências muito severas para o nosso bem-estar mental. Primeiro porque evitar conflitos pode levar ao aumento da ansiedade e do estresse, uma vez que a situação não é resolvida e, se essa é uma prática recorrente, os problemas começam a se acumular. Ainda, quando não defendemos nossas opiniões, podemos sentir que não temos uma voz na situação, o que costuma levar a uma baixa autoestima.
Além disso, muitas vezes, para fugir desses conflitos, usamos artifícios muito prejudiciais à saúde como um todo, como passar tempo demais nas redes sociais, nos afundar em trabalho ou descontar em comidas e bebidas.
Durante o momento do conflito, pode até ser normal não saber exatamente como resolver, mas devemos fazer de tudo para encarar a situação e encontrar meios para solucionar a questão de maneira saudável.
A terapia pode ajudar muito a romper esse medo de enfrentar e resolver os conflitos, por meio de ferramentas de autoconhecimento e formas de expressão. A saúde mental agradece – e muito – quando não fugimos de um conflito! Conte conosco para ajudar.