Quem tem filho adolescente sabe bem que essa é uma fase marcada por muitas mudanças. E, entre as preocupações que afligem os pais é que, de uma hora para a outra, os filhos passam a ficar mais reclusos.
No geral, o comportamento de querer ficar mais tempo no quarto, sozinho, é algo esperado durante a adolescência. E isso tem a ver com o aumento da necessidade de construir uma nova identidade, ter mais privacidade e entender todas as modificações que ocorrem nesta fase.
Embora a busca pelo isolamento seja normal, o sinal de alerta deve ser acionado quando o adolescente não apenas se isola da família, mas de outras pessoas do seu convívio social (como dos amigos de escola, por exemplo). Além disso, a apatia e o hábito de dormir muito mais que o necessário também demandam atenção.
Nessas circunstâncias, é importante buscar o apoio de um profissional da área da saúde mental, a fim de entender se há algo mais profundo acontecendo e oferecer o suporte necessário. Se precisar de ajuda, estamos à disposição!