A Doença de Parkinson costuma atingir pessoas em idade mais avançada e com histórico familiar da doença. Por isso, é fundamental estar atento se parentes mais velhos, como pais ou avós, começarem a manifestar os sintomas. Sendo assim, gostaríamos de alertar para a relação que existe entre essa condição neurológica e a saúde psicológica dos pacientes.
Quando falamos sobre Parkinson, geralmente pensamos apenas nos sintomas motores, como tremores e rigidez muscular. Mas é importante saber que essa doença também pode afetar a saúde mental e emocional dos pacientes.
Alguns estudos indicam, por exemplo, que os pacientes com Parkinson possuem maior risco de desenvolver quadros de depressão, apatia e ansiedade. Além disso, os sintomas da doença, como dificuldade de comunicação e de realizar atividades cotidianas, podem causar isolamento social e diminuição da qualidade de vida.
Praticar atividade física regularmente e buscar socializar com amigos e familiares são algumas das medidas que podem aliviar ou prevenir esses problemas. Porém, também é fundamental que os pacientes tenham acesso a um tratamento psicológico adequado.
Já sabia dessas informações?