Algumas semelhanças entre pessoas tímidas e com autismo podem gerar confusão e até mesmo dificultar a busca por ajuda especializada. Por isso, é muito importante conversarmos sobre elas!
Em primeiro lugar, vale explicar: a timidez pode ser entendida como um desconforto ou acanhamento derivado de algumas situações sociais, como interações com desconhecidos. Já o autismo é um transtorno decorrente de alterações físicas e funcionais no cérebro, que afetam a capacidade de relacionamento com pessoas e com o ambiente.
Embora a criança tímida, assim como a criança com autismo, possa evitar contato visual, ser mais quieta e optar por não participar de brincadeiras com outras crianças, há diferenças sutis que devem ser observadas:
A primeira delas é que a timidez geralmente se relaciona com locais ou situações específicas, enquanto no espectro autista os estímulos no entorno da criança não fazem tanta diferença.
Além disso, crianças tímidas tendem a se abrir gradualmente para novas pessoas e situações. Já as crianças com autismo podem continuar não querendo se aproximar, mesmo depois de algum tempo de convívio.
Vale lembrar que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve ser feito somente por um especialista no assunto. Na dúvida, não deixe de buscar ajuda!