Já ouviu falar sobre Transtorno do Estresse Pós-Traumático?
Também conhecido como TEPT, esse é um distúrbio que se manifesta após o indivíduo ter passado por experiências de atos violentos ou de situações traumáticas, seja como vítima ou testemunha.
O que acontece, nestes casos, é o seguinte: ao lembrar do fato em questão, o paciente passa a revivê-lo como se estivesse passando por ele novamente. Essa recordação, que costuma ocorrer com frequência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais, como taquicardia, sudorese, dor de cabeça, irritabilidade, distúrbios do sono, entre outras.
Vale pontuar, também, que pessoas diagnosticadas com TEPT tendem à esquiva e ao isolamento social, já que elas fogem de situações e atividades que possam ser gatilhos para as lembranças do trauma.
Quando não é tratado, o TEPT pode comprometer significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, é importantíssimo buscar ajuda especializada ao identificá-lo. A terapia cognitivo comportamental e a prescrição de medicamentos ansiolíticos, quando necessário, são fundamentais para que o distúrbio seja superado.