Orientação e Consultoria Escolar - Humanamente

Orientação e Consultoria Escolar

Boa parte da rotina de crianças e adolescentes ocorre no contexto escolar. A escola é um dos principais cenários para o desenvolvimento acadêmico, para a aquisição de importantes repertórios relacionados à interação social, e para a construção de valores pessoais que os acompanharão na vida adulta.

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Nesse sentido, uma colaboração mútua entre a escola e o terapeuta pode ajudar muito no processo terapêutico da criança ou adolescente, potencializando os ganhos das intervenções terapêuticas, na medida em que ela pode ser planejada de forma personalizada para o paciente no ambiente em que ele vive o seu dia a dia. Funciona assim:

  • Entrando em contato com a escola, o psicólogo tem acesso a informações sobre o comportamento da criança ou adolescente, tanto do ponto de vista acadêmico quanto social.
  • O psicólogo também fica conhecendo quais são as exigências, as normas e a cultura da escola.
  • A intervenção é então elaborada com base nas possibilidades de que as mudanças comportamentais planejadas possam se estender de forma consistente para o ambiente escolar.

Ou seja, a escola oferece informações para o psicólogo sobre o desempenho do paciente em diferentes contextos, e o psicólogo orienta a escola sobre como manter condições para que a intervenção continue de forma consistente no ambiente escolar. Juntos, terapeuta e escola avaliam os avanços, analisam as dificuldades encontradas e buscam juntos soluções para que a criança se comporte de forma mais adequada e efetiva e alcance seu potencial de desenvolvimento.

Alguns dos comportamentos que comumente são observados em casa podem ter sua origem ou sua manutenção na escola. Por exemplo:

  • Dificuldade na realização de tarefas.
  • Dificuldade na interação com familiares e amigos.
  • Desatenção ou dificuldade de concentração.
  • Desorganização.
  • Timidez ou agressividade.
  • Desinteresse por atividades que antes eram prazeirosas.
  • Comportamentos de risco ou autolesão.

A consultoria escolar pode ser, nesses e em outros casos, um importante recurso para que se obtenha um ganho terapêutico real e extenso. Se as dificuldades da criança se concentram, se originam, ou se mantêm na escola, a parceria com a mesma pode ser fundamental para atenuar o sofrimento e dar oportunidade para que o paciente seja feliz no ambiente escolar.

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