De acordo com as diretrizes dos principais órgãos de estudo em Psiquiatria da Infância e Adolescência do mundo, como o American Academy of Child and Adolescent Psychiatry e o European Child and Adolescent Psychiatry, a terapia infantil é o tratamento inicial mais adequado para diversos problemas de comportamento, emocionais e mentais que acontecem nesta faixa etária, evitando-se o uso desnecessário de medicamentos.
A terapia infantil pode ser realizada por psicólogos ou médicos psiquiatras, e tem por objetivo o tratamento de dificuldades escolares, de comportamento (como desobediência excessiva, agressividade, crises de birra frequentes), emocionais, de controle dos impulsos, entre outros.
Durante o atendimento, são utilizadas técnicas e estratégias, para que os problemas e dificuldades da criança surjam na própria sessão e a partir daí possam ser trabalhadas. Por isso, a sessão com a criança, deve ser minuciosamente planejada pelo terapeuta, com diversas atividades e brincadeiras específicas, que são utilizadas com objetivos bem definidos.
Além da terapia com a criança, eventualmente o terapeuta pode realizar, também, sessões de orientação e treinamento parental com os pais, com o intuito de informá-los sobre os problemas identificados na criança e como lidar melhor com eles. Por vezes, orientações à escola também são necessárias.
De acordo com a necessidade, o atendimento ocorrerá só com a criança, com a criança e os pais, junto com os irmão, etc.
Na Clínica Humanamente, logo no início dos atendimentos buscamos definir quais serão os principais objetivos da psicoterapia para aquele paciente específico e como buscaremos alcançá-los, tornando assim o processo mais transparente e claro, tanto para o terapeuta quanto para o paciente, evitando a formação de um vínculo de dependência entre paciente e terapeuta e possibilitando uma análise mais precisa dos resultados.
Ainda ficou com alguma dúvida? Não tem problema!
Se desejar, entre em contato conosco pelo chat ou telefone,
que faremos o possível para sanar todas elas!