A Depressão é um dos transtornos mentais mais comuns da atualidade, acometendo cerca de 20% da população e sendo, inclusive, caracterizada como um problema de saúde pública devido a este grande número de pessoas que atinge.
E ao contrário do que muita gente pensa, a depressão não acomete só adultos não. Apesar de apresentar características um pouco diferentes, com mais irritabilidade e flutuação do humor por exemplo, crianças e principalmente adolescentes, também ficam deprimidos, chegando a atingir 8% dos adolescentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde a depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo, aumenta o risco de transtorno por abuso e dependência de álcool e drogas, doenças cardiovasculares e diabetes.
É triste pensar que devido ao preconceito, medo do estigma e falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, muitos não procuram ajuda e tratamento para esta condição que causa tanto sofrimento, e até suicídio em cerca de 15% dos casos.
São características do indivíduo que está deprimido, sentir-se triste ou irritado na maior parte do tempo, sem vontade, ânimo ou disposição para fazer atividades que antes gostava ou mesmo para as atividades básicas do dia a dia, dificuldades de sono, dormindo mais ou menos que seu habitual, alterações de apetite, sentimentos recorrentes de culpa, inutilidade ou desesperança, indecisão, dificuldade de concentração, pensamentos de autolesão ou suicídio. Nem todos estes sintomas precisam estar presentes para que o diagnóstico de depressão possa ser feito, mas os que estiverem presentes, devem estar ocorrendo há pelo menos 2 semanas.
Existem diversas estratégias terapêuticas para o tratamento da depressão, com estratégias não farmacológicas e farmacológicas que se complementam.
O médico psiquiatra é o profissional ideal para o diagnóstico e tratamento desta condição.
Ainda ficou com alguma dúvida? Não tem problema!
Se desejar, entre em contato conosco pelo chat ou telefone,
que faremos o possível para sanar todas elas!