É normal que ao longo da criação dos filhos, alguns pais tenham dificuldades e problemas significativos, como questões de comportamento, emocionais, transtornos mentais, entre outros.
E durante essas dificuldades, alguns pais podem se sentir perdidos, sem saber como agir da melhor forma para ajudar os filhos a ultrapassar da melhor forma sobre esses problemas. Até por isso, o auxílio de um profissional especializado e capacitado nessas situações pode ser bastante importante.
A orientação de pais e o treinamento parental buscam o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a relação entre pais e filhos. As principais indicações deste programa são: problemas de comportamento, desobediência excessiva, agressividade, crises de birra, dificuldade em seguir regras, dormir sozinho e se alimentar.
A cada sessão, uma nova habilidade é ensinada aos pais, que vão aplicar logo na sequência com seus filhos. O terapeuta observa e auxilia os pais no desenvolvimento de habilidades parentais relevantes para a resolução das dificuldades enfrentadas.